fbpx
Escolha uma Página

As últimas semanas têm sido muito intensas em todo o planeta, em função do surgimento do coronavírus. Apesar de sabermos que ele existe, o momento nos pede calma, clareza e centramento. Neste período, é prudente manter o equilíbrio e fortalecer a fé e a crença de que tudo vai passar e que vamos superar essa turbulência. Esses exercícios e empenhos são fundamentais para atravessarmos com saúde física, mental, emocional e espiritual essa situação complexa que se instalou em nossa amada mãe Terra. Evitar entrar em pânico é tarefa primordial para não adoecermos.

Prevenção

Mesmo que esse cenário seja desafiador, há muitas maneiras de proteção e prevenção. Além dos cuidados higiênicos básicos, no nível físico, e do equilíbrio nos campos emocional e mental, além de outras formas terapêuticas, uma ótima opção são os florais e os óleos essenciais, porque eles ajudam muito no cuidado com o corpo e na proteção das células.

Em relação aos óleos essenciais, podemos citar a aromaterapia, que envolve o uso de substâncias aromáticas e ela está muito associada ao desenvolvimento de diversas culturas ancestrais. Pode-se dizer que a aromaterapia é o conjunto de técnicas de aplicação dos óleos essenciais e, ao falar sobre eles, logo se pensa em sua função odorífera. Esse entendimento pode ser explicado, na realidade, pela osmologia, ciência que ajuda a entender os mecanismos do odor em nossos sistemas olfativo e límbico cerebral.

Antiguidade

No que diz respeito ao uso de plantas aromáticas, pode-se dizer que os egípcios são os mais “famosos”, porém há registros de culturas orientais que utilizavam e ainda utilizam plantas aromáticas, defumações e incensos em seus rituais e em sua medicina em virtude de seus efeitos físicos ou emocionais. Além dos registros da antiguidade chinesa e japonesa, na Austrália, os aborígenes, considerados o povo mais primitivo do planeta, conheciam os benefícios das lagoas de melaleuca – banhar-se em suas águas era considerado milagroso, medicinal e purificador. Nos tempos atuais, ele também é conhecido como tea tree e pode ser usado para limpar e purificar a pele e unhas (fungos). Internamente, promove a função imunológica saudável, tendo as propriedades antibacteriana e fungicida, porque atua no combate a cândida, vaginite, herpes, acne, picadas de inseto, eczemas, sistema respiratório, tosse, resfriado, rinite, influenza, herpes zoster, bronquite, entre outras disfunções.

Cura pela natureza

Em alguns períodos da história da humanidade não haviam médicos nem farmacêuticos, mas apenas sacerdotes e curandeiros. A cura e o tratamento tinham uma conotação mística e espiritual e os recursos utilizados eram 100% naturais. Não havia pílulas nem antibióticos. Em diversos textos – bíblicos, védicos, da medicina chinesa – é possível encontrar menção ao uso das plantas aromáticas sagradas, de poções aromáticas e de plantas aromáticas. Nisso, pode-se ver que a busca pela ação dos princípios ativos dos óleos essenciais vinha desde o início das civilizações, uma busca intuitiva de nossos antepassados por algo capaz de tratar suas doenças, por algo sagrado que estava presente na natureza. Essa foi a primeira base para o desenvolvimento do uso dos óleos essenciais.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são substâncias voláteis encontradas naturalmente em alguns tipos de plantas, as chamadas plantas aromáticas. Cada planta produz e armazena estas substâncias em estruturas diferentes, dependendo de sua função: folhas, flores, madeiras, raízes, resinas, frutos ou sementes. Através da destilação a vapor, são extraídas as moléculas das plantas, obtendo-se assim os óleos essenciais. No caso dos frutos cítricos, o processo de obtenção é a prensagem a frio das cascas dos frutos. Os óleos essenciais possuem uma grande riqueza química (natural) e por isso podem desempenhar efeitos terapêuticos em nosso organismo nos níveis físico, emocional e energético.

Especialistas esclarecem

Conforme a terapeuta Yvone Cardoso, os florais e óleos essenciais, ao serem ingeridos, criam uma camada protetora nas células e, quando o vírus, a bactéria ou o patógeno (parasita) tenta “invadir” a célula ele não consegue, se enfraquece e é eliminado do corpo.

Na avaliação do pesquisador e escritor Fernando Amaral, que possui mais de 20 anos de experiência e estudos nessa área, o óleo essencial é um princípio ativo natural proveniente de plantas medicinais e aromáticas. Ele explica que cada óleo recebe o nome da planta de origem. Ele alerta ainda que óleo essencial é diferente de essência e é preciso muito cuidado! Segundo ele, as essências não possuem aplicação terapêutica, podendo ser usadas apenas como agente de perfumação de produtos de higiene e de perfumaria.

Alternativas de uso

Amaral observa que os óleos essenciais precisam ser diluídos (em cremes ou óleos vegetais – o de coco é uma alternativa) para ser aplicado na pele por exemplo. Também muitos são usados em difusores.

Há diversas formas de uso dos óleos essenciais:
– Aromatização de ambientes
– Inalação
– Massagem
– Uso tópico (aplicar na pele)
– Escalda pés
– Banho
– Vaporização

 

Algumas marcas no mercado

🌱🌿🍀Em relação às marcas, sabe-se que, além da DoTerra, existem algumas outras como Laszlo, Oshadhi, Terra Flor, Harmonie Aromaterapia, By Samia, WNF e Verbena. O que é importante neste caso, quando for adquirido é que seja 100% natural e puro. E o uso pode ser tópico (aplicar na pele e aspirar três vezes profundamente, apenas inalar ou tomar – mas é importante ressaltar aqui que, no Brasil, os únicos óleos liberados pela Anvisa para ingestão são os da marca DoTerra e nem todos inclusive podem ser ingeridos (dependendo da planta de origem). Apesar disso, ressaltamos que é sempre importante procurar o auxílio de um profissional ou um especialista.

Óleos essenciais, suas propriedades e benefícios

Alguns óleos que auxiliam em gripes, resfriados, questões respiratórias, mas também entre outros inúmeros benefícios, conforme nos orienta a aromaterapeuta e facilitadora de Meditação Márcia Leichtweis:

🌱Alecrim – super estimulante, aumenta a circulação, alivia as dores musculares e reumáticas. Na parte respiratória, auxilia na descongestão nasal e em dores de garganta. Estimula o sistema nervoso, os nervos motores e a vesícula biliar, reforçando o metabolismo do açúcar, ele reduz naturalmente o nível de açúcar no sangue. Ele também auxilia nos cuidados com a pele e com os cabelos, principalmente para quem tem queda de cabelo e caspas. Pode ser útil ainda no tratamento de celulite, varizes e parasitas de pele. É amplamente usado como tônico e desintoxicante de pele. Melhora ainda a memória, a autoconfiança, a percepção e a criatividade. É ótimo companheiro nos estudos. Traz mais equilíbrio entre corpo e mente e também previne tonturas, pensamentos negativos e pesadelos.
🌱Anis estrelado – Calmante, reduz espasmos musculares, ingestão e tosse. É também um balanceador hormonal, aliviando os sintomas da TPM, menopausa e cólicas, além de aumentar a produção de leite materno. Traz mais jovialidade à pele madura, além de ser hidratante e emoliente. Auxilia nos casos de celulite, edemas e drenagem linfática.

Bergamota, Cedro Atlas e Copaíba

🌱Bergamota – anti-inflamatório e antisséptico, auxilia em casos de infecções na garganta e no trato urinário. Fortalece a imunidade, sendo útil em casos de gripe e de herpes. Tradicionalmente usado para aliviar febre e eliminar vermes intestinais.
🌱Cedro Atlas – excelente antisséptico, útil em casos de infecções respiratória e urinária. Estimulante circulatório, tônico e sedativo nervoso. No sistema circulatório, possui efeito expectorante. Também conhecido como diurético, auxiliando na liberação de líquidos.
🌱Copaíba – excelente anti-inflamatório, analgésico e cicatrizante, também é eficaz em problemas respiratórios. Possui propriedades neuroprotetoras; eficaz também no tratamento da cistite, artrite e reumatismo.

Cravo, Eucalipto Globulus  e Gengibre

🌱Cravo – um dos mais potentes analgésicos, excelente para aliviar dores de dente, dores musculares, artrite, resfriados, gripe e congestão nasal. Antiparasitário e também um dos melhores repelentes.
🌱Eucalipto Globulus – descongestionante respiratório, age em casos de sinusite, rinite, tosse e asma. É expectorante e auxilia em casos de garganta inflamada, febre e gripe. Antiviral potente, age contra a herpes, além de possuir efeito analgésico muscular.
🌱Gengibre – auxilia em casos de resfriado, febre, perda de apetite, indigestão e náusea. Seu efeito anti-inflamatório é eficaz em casos de infecção urinária e pulmonar. Possui também efeito antifúngico, normaliza a pressão sanguínea e é hepatoprotetor. Um bom carminativo e excelente no combate à constipação, diarreia, cólicas intestinais e flatulência.

Hortelã-Pimenta, Laranja Doce e Lavanda: 

🌱Hortelã-Pimenta – seu efeito mais conhecido é ligado ao sistema respiratório, aliviando sinusite, bronquite e rinite. É eficaz no combate à dor de cabeça e enxaqueca. Alivia a digestão, náusea, espasmos digestivos e auxilia na eliminação de bactérias, vírus e parasitas no trato digestivo.
🌱Laranja doce – auxilia em casos de gripe, resfriado e hipertensão. Auxilia na digestão e redução do colesterol. É ansiolítico e combate à insônia.
🌱Lavanda – um dos óleos mais versáteis, é indicado em caso de alergias, assaduras, queimaduras, picadas de inseto e acne. Excelente no tratamento da asma e de infecções respiratórias. Alivia a dor muscular, cólica e cãibras.

Lavandin, Limão siciliano e manjericão:

🌱Lavandin – ótimo para o sistema respiratório, é expectorante, descongestionante e antialérgico, útil em casos de sinusite e rinite. É relaxante muscular e antisséptico.
🌱Limão siciliano – ótimo antioxidante e antisséptico, auxilia no combate às infecções virais e bacterianas. Possui efeito significativo em caso de hipertensão, é hepatoprotetor e fortalece o sistema imune. Acelera o metabolismo, reduzindo a retenção de água, retarda o ganho de peso e favorece a absorção de minerais pelo organismo.
🌱Manjericão – seu aroma alivia dores de cabeça, congestão nasal e resfriados. Útil em casos de herpes, indigestão e fadiga muscular. É estimulante hormonal e alivia a náusea. Com suas propriedades antivirais, é útil no combate à gripe.

Olíbano, Tangerina, Tomilho e Vetiver:

🌱Olíbano – poderoso antisséptico e anti-inflamatório, auxilia em casos de infecção urinária, diarreia e úlceras. Eficaz para tratar problemas respiratórias como asma, rinite, tosse e bronquite, além de se espectorante. É regulador hormonal. (Dizem que é um dos óleos que Jesus Cristo recebeu dos três Reis Magos, daí já se tem uma ideia de suas propriedades poderosas). Também é denominado Frankincense (incenso), o “Rei dos óleos”.
🌱Tangerina – tradicional na cultura chinesa. Fornece antioxidantes importantes, incluindo o poderoso antioxidante limoneno e pode também ser usado para acalmar sentimentos ansiosos e gerenciar o estresse.
🌱Tomilho – é expectorante, alivia as congestões nasal e pulmonar. Poderoso anti-infecioso, com ação bactericida e fungicida. Estimula a digestão e a imunidade.
🌱Vetiver – imunoestimulante, anti-inflamatório, auxilia em casos de artrite e reumatismo. Alivia dores musculares e é um estimulante respiratório.

Espero ter auxiliado! Vamos adotar os cuidados necessários e manter nossos pensamentos e sentimentos elevados para superar esse grande desafio pelo qual passa o Planeta Terra! Namastê!!!

>