fbpx
Escolha uma Página

Olá amadas, olá amados!

Com o surgimento da Covid-19, o mundo inteiro realmente parou e cada um de nós precisou olhar para os nossos estilos de vida. Fomos “convidados a ficar em casa” e a rever o que comemos, o que pensamos, o que sentimos e o que emanamos. Nesse sentido, a alimentação, o que escolhemos para nutrir o nosso corpo, passou a ser primordial para manter a imunidade. Porém, também tivemos que ficar atentos a nossa mente e ao nosso coração.

Nutrindo o corpo

Apesar de muitos desafios, vamos nos concentrar em um dos itens relevantes para o nosso corpo: a alimentação. Há um movimento no mundo que vem crescendo que se chama mindful eating, ou seja, a alimentação consciente ou atenção plena. O que estamos comendo e de que forma? Como é a nossa mastigação e como acontece a escolha dos alimentos, suas combinações nos ajudam ou nos atrapalham? A alimentação afeta diretamente a energia do nosso corpo e das nossas células!

Possibilidades

Muitos especialistas vêm estudando essa prática que tem modificado a relação do ser humano com o alimento. Há aqueles que destacam que podemos considerar que desde a escolha do cardápio até o momento de sentar à mesa são rituais ou processos importantes para estarmos conectados! Se observarmos há um universo imenso de possibilidades em apenas uma refeição, você já pensou sobre isso? No mundo em que até então era tudo muito automatizado: sentar, comer, olhar o celular, sem sequer cuidar a mastigação, a deglutição e tudo o que estamos ingerindo…Porém de repente tudo isso precisou ser reavaliado…

Origem e consumo consciente

Eu diria que podemos ir mais adiante ou recuar um pouco mais. Sugiro procurarmos ver a origem do alimento, se ele é orgânico e quem o produz. Ter o conhecimento de como ele é transportado também é relevante, porque há uma cadeia de processos até que o alimento chegue a nossa casa e a nossa mesa. Adotar medidas para um consumo consciente também é salutar!

Conexões

Aliás ao sentar à mesa, como você a compõe e o que há em seu prato? Ele é colorido, há vegetais, folhas verdes e cereais? Você agradece, ora, abençoa o seu alimento, o nutriente sagrado que vai alimentar todo o seu ser, todas as suas células? Saborear o alimento, perceber as suas cores, as texturas, a sua beleza e o seu aroma são experiências que nos conduzem para o aqui e o agora e ampliam a satisfação. Pode ser também que esse exercício lhe conecte a alguma memória afetiva. Se isso ocorrer, fique atento, visto que podem ser reveladas chaves importantes sobre lembranças ou até mesmo traumas que precisam ser liberados e transmutados. Você também pode descobrir gatilhos emocionais.

Disfunções

Alguns estudiosos destacam que o mindful eating tem ajudado muitas pessoas inclusive a tratar compulsões alimentares, visto que muitas vezes comemos para suprir uma ansiedade ou um distúrbio emocional. E, quando temos a consciência plena em relação ao que estamos ingerindo e a maneira mais adequada, nossos hábitos vão se tornando mais saudáveis. Dessa forma,  a cura e o equilíbrio se estabelecem naturalmente.

Novo estilo saudável

Tudo é possível, no entanto, precisamos estar totalmente conscientes de nossas escolhas, visto que são elas que vão guiando nossos comportamentos e hábitos. Entre os principais benefícios do mindful eating estão viver com propósito e bem-estar, identificar gatilhos emocionais, gerenciar emoções e pensamentos, proporcionar uma melhor digestão dos alimentos e sobretudo praticar a gratidão!

Consciência

Um dos recursos que está auxiliando muitas pessoas a ter mais consciência desse processo é a meditação guiada. Por meio dessa prática é possível ampliar a consciência, trazer a mente para o aqui e agora e realizar a escolha de uma vida saudável. Com o tempo, é concedido ao ser humano o que ele merece: a plenitude! Mas os detalhes sobre meditação, você poderá acompanhar no próximo post!

Prática

Ah, antes de terminar… um dica para você praticar: prepare uma mesa acolhedora, adote horários específicos para suas refeições (rotina), agradeça e abençoe o seu alimento, agradeça a todas as pessoas que contribuíram para que ele chegasse até você e agradeça por ele lhe fazer bem, lhe nutrir, lhe deixar mais saudável e mais bonita! Namastê!

>