fbpx
Escolha uma Página

Meditar é muito mais do que silenciar a mente, visto que vai muito além desse estado. Essa habilidade pode ser treinada e está vinculada ao caminho para o contato com o seu silêncio interior. Sejam quais forem as suas aspirações, fortalecer os seus poderes de cura, de telepatia ou clarividência, aprender a ver auras ou ainda relacionar-se com o mundo da espiritualidade primeiro você precisa meditar.  Pode-se inclusive considerá-la uma forma agradável de fugir e até mesmo encontrar soluções dos problemas do mundo.

Leveza

Embora conduza à quietude interior, à calma ou a um lugar silencioso interior, a meditação não consiste apenas em dissolver-se num estado de bem-aventurança. Ela é um recurso extraordinário para ajudá-lo a voltar a atenção para o seu físico, para o aqui e o agora. Essa prática lhe auxilia a ter mais consciência e isso promoverá reflexos em todas as áreas de sua vida.

Jornada de luz

Os místicos acreditavam que a meditação é o caminho para a autoiluminação. As tradições orientais se referem à necessidade de acalmar a “mente macaco” – o nível ativo e agitado do pensamento. A meditação profunda lhe dá condições de concentrar os pensamentos, em vez de ficar perseguindo cada ideia que surge. Pensar com esse nível de clareza é o ingrediente essencial do domínio de si mesmo, pois é a verdadeira liberdade.

MT

Na década de 1960, Maharishi Mahesh Yogi popularizou a Meditação Transcendental, que adota um som ou um mantra para facilitar a concentração durante a meditação. E pode ser uma única palavra como amor, paz, beleza ou o antigo som “om”, o som do universo. O fator mais importante, porém é que ele ressoa tanto mental quanto emocionalmente.

Com a mesma importância, ela também o põe diretamente em contato com a energia vital, universal, ou seja, o prana – a força vital que permeia todas as coisas.

Up

A meditação também melhora a sua vida de muitas formas. Ela aguça e concentra a sua atividade mental e o mantém alerta no trabalho, em casa, em seus relacionamentos, além de aperfeiçoar a criatividade e de promover o autoconhecimento.

Depois de habituar-se, você terá a chave para abrir-se a um mundo de experiências completamente novo. Desse modo, a meditação mudará incrivelmente a sua vida.

Há muitas possibilidades

Há muitas maneiras de meditar. Você pode ir para a natureza, pode escolher um local limpo e arejado em que você se sente seguro. É bom ter um local em que você  faça esse exercício com frequência, pois isso ajuda a acumular uma energia positiva.

Comece com poucos minutos e depois vá aumentando.  Não force a mente a se concentrar. Mantenha-se concentrado, mas sem esforço. Quando os pensamentos interferirem, apenas deixe-os passar. Se a mente se dispersar, leve-a a de volta para o seu foco, tantas quantas for necessário. Seguir um regularidade de horário também é um bom caminho, pois a espiritualidade começa a se expandir com essa prática.

Ouça você

Uma outra maneira também é a meditação guiada, visto que é uma ótima ferramenta para quem quer começar a meditar. Também podem ser grandes auxiliares nesse lindo caminho ao encontro de sua voz interior o auxílio da respiração, de músicas, mantras ou até mesmo de luz, por intermédio de uma vela. Talvez você precise experimentar antes de descobrir  a modalidade de meditação que lhe seja mais proveitosa. Você vai descobrir intuitivamente quando chegar àquele centro único, silencioso dentro de si mesmo. Essa é a razão de toda a jornada, ou seja, você encontrar a sua essência.

Respiração

Ela é  o foco mais simples e a observação dos seus ritmos naturais ajuda a acalmar a mente. Deixe cada inspiração e expiração entrar e sair do corpo em ritmo normal e observe como o ar flui e ecoa através de seu ser. Se quiser, conte as inalações e exalações. Inale contando de 1 a  4, faça uma pausa de alguns segundos e em seguida exale contando de 1 a 4.

Música

Talvez você descubra que arquivos com músicas especiais para meditação ou certas peças clássicas podem ajudar a liberar a mente de pensamentos intrusivos. Se nunca meditou antes, a música pode muito bem ser o foco que você precisa para entusiasmar-se.

Mantra

A repetição de um único som, palavra ou frase produz uma energia intensa que bloqueará a interferência de outros pensamentos. Você pode se concentrar numa palavra sagrada ou outra que tenha significado pessoal para você. Com isso, repita-a em voz alta ou em silêncio, como quiser. Pode ser proveitoso sincronizar o mantra com a respiração, pronunciando-o em cada inspiração ou em cada expiração. Se a atenção se dispersar, traga-a de volta para o som.

Luz

Uma vela acesa posta à sua frente pode servir de ponto de foco, se você preferir meditar com os olhos abertos. Primeiro, feche os olhos, depois respire profundamente pelo nariz. Abra lentamente os olhos e fique olhando para a chama.

Faça o que tocar sua alma!

Muitas são as maneiras de meditar! Acolha em seu coração a forma que lhe conectar com o Criador e com o tempo perceberá que grandes transformações passarão a ocorrer em sua vida! Além disso, a ligação com o seu Eu Superior cada vez mais será maior , intensa e frequente! Namastê!

>